Tuesday, 22 November 2016

profa titular - michèle sato

Defesa
Professora Titular
Departamento de Ensino e Organização Escolar
Instituto de Educação
Universidade Federal de Mato Grosso

MICHÈLE SATO

30/11/2016 - 4ªf. - 14 horas
auditório 67 do Instituto de Educação, UFMT
3º piso - (65) 3615 8443

 Memorial


......................
......................
2 dias depois, na UFMT
http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/33547/Cuiaba

Em dois anos, 51 bancas de professor titular

Publicado em Notícias | 02/12/2016

Na tarde de quarta-feira (30/11), ocorreu no Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a 51ª banca de Professor Titular. As avaliações por esse modelo começaram em 2014 na Instituição. A professora Michèle Sato, também do IE, foi avaliada pela banca examinadora, composta pelos professores Marinêz Isaac Marques (UFMT/Presidente), Fátima Elisabeti Marcomin, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), José Eduardo dos Santos, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Luiz Antônio Ferraro Júnior, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A docente e coordenadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), é bióloga de formação, com percurso interdisciplinar e luta pelos direitos humanos e populações em situação de vulnerabilidade. Atualmente, é também bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e orienta alunos desde pesquisadores mirins até o pós-doutorado.
Outra característica ressaltada pela banca examinadora durante o processo foi a liberdade e autonomia nas pesquisas de seus orientados, e além da coesão de diferentes áreas de forma harmônica, conferir visibilidade e aliar saberes populares ao conhecimento científico.
Atualmente, três processos de promoção para professor titular, último degrau na carreira, estão em andamento. A expectativa é de realização de mais três bancas examinadoras ainda neste mês.
O processo de progressão na UFMT é uma atribuição da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), conforme estabelece a Resolução 56 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Em seu Artigo 7º, a Resolução determina que o processo de avaliação para promoção a Classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, deve constar de: Avaliação das atividades de ensino; Avaliação das atividades de pesquisa e/ou extensão; Avaliação das atividades de gestão acadêmica; e Avaliação do memorial ou defesa de tese acadêmica inédita.
Podem pleitear esta promoção, professores doutores que tenham completado dois anos de Professor Associado 4 (Lei 12.772/2012). O professor candidato elabora um memorial descrevendo toda a sua produção docente nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão ao longo da sua carreira profissional. A banca deve ler previamente o memorial e arguir o candidato com questionamentos e comentários a respeito deste memorial e da produção acadêmica descrita nele.
Post a Comment