Wednesday 11 November 2015

Inauguração da Casa da Cultura da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo.

O Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a comunidade escolar da Escola Estadual Tereza Conceição Arruda e a Comunidade Quilombola de Mata Cavalo  (Nossa Senhora do Livramento, MT), tem a honra de convidá-los para inauguração de sua Casa da Cultura, que será no dia 13 de novembro de 2015 às 10h na sede da escola.

O GPEA-UFMT tem laços fortalecidos com a comunidade de Mata Cavalo pois desenvolve pesquisa, ensino e extensão nesse território desde 2006. Durante o ano de 2015 vem sendo realizado na Escola Estadual Tereza de Conceição Arruda, um projeto de formação em Escolas Sustentáveis, uma parceria entre o GPEA, o Instituto Caracol e a organização não governamental WWF-Brasil. Essa formação conta com atividades semanais em um processo formativo em educação ambiental com a comunidade escolar (professores, estudantes, servidores, pais e membros da comunidade). Foram abordados temáticas como educação ambiental, sustentabilidade, escolas sustentáveis, Com-Vida, projeto político pedagógico, identidades, territórios, conflitos socioambientais, dentre outros. Como parte do processo formativo a comunidade elaborou um Projeto Ambiental Escolar Comunitário (PAEC), que culminou na construção de um espaço educador sustentável chamado Casa da Cultura da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo. A construção da Casa da Cultura tem envolvido os membros da escola, estudantes, membros da comunidade quilombola, do GPEA e estudantes de graduação da UFMT integrantes do PET Conexões de Saberes “Diferentes Saberes e Fazeres na UFMT”.

Casa da Cultura é um sonho antigo da comunidade. Foi construída pelo labor apaixonado de muitas mãos. Buscando aspectos de sustentabilidade e da ancestralidade, a casa foi feita de barrote (PAU-A-PIQUE) como de costume dos ancestrais quilombolas. O chão batido é de cupim. A cobertura da casa é um telhado verde de grama na busca de conforto térmico; o telhado abriga um pequeno sistema de captação de água que é captada por uma cisterna. O interior da casa de 80m2 está sendo organizado como uma casa-museu que apresenta os aspectos peculiares da cultura local: o fogão de barro, a rede, o pote de água, os artefatos tradicionais, os artesanatos produzidos pela comunidade, fotografias que registram personalidades e ancestralidade, a identidade, a luta, a dança, os sabores, os saberes, as tradições, etc.

O apoio para construção da Casa da Cultura faz parte da parceria com o WWF-Brasil.

Nesta próxima sexta, 13 de novembro, a Casa da Cultura da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo será inaugurada como parte das festividades da Feira de artes, saberes e sabores. A feira é realizada anualmente pela escola como parte das atividades reflexivas da Semana da Consciência Negra.


No comments: