Friday 30 January 2015

Livro revela um Jesus histórico e revolucionário

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=83845


Livro revela um Jesus histórico e revolucionário

Adital
Escrito pelo autor iraniano (radicado nos Estados Unidos) Reza Aslan, estudioso em Teologia, PHD em História das Religiões, professor da Universidade da Califórnia e com 20 anos de estudos das origens do Cristianismo, o livro "Zelota – A vida e época de Jesus de Nazaré” retrata um Jesus histórico e o contexto político e religioso da Palestina do século I. 
Criticado por ser um mulçumano escrevendo sobre Jesus, Aslan argumenta que escreveu o livro na qualidade de acadêmico e estudioso. O autor recupera uma antiga versão do Cristianismo – em voga nos anos 1960 graças à Teologia da Libertação, que misturava cristianismo com marxismo. Segundo Aslan, Jesus foi um revolucionário, cujo objetivo principal era expulsar os romanos da Judeia, criar um reino de Deus na Terra e assumir seu trono. Ele descreve um homem cheio de convicção, paixão e contradições, relatando quem foi Jesus de Nazaré antes de se transformar no Filho de Deus, cultuado pelos cristãos.
O livro aborda as razões pela qual a Igreja Católica optou por promover a imagem de Jesus como um mestre espiritual pacífico em detrimento de um revolucionário que se rebelou contra o domínio romano em sua terra. Já na introdução, o autor revela que "é um milagre que saibamos alguma coisa sobre o homem chamado Jesus de Nazaré”, que é "difícil enquadrá-lo em qualquer um dos movimentos político-religiosos conhecidos de seu tempo. Ele era um homem de contradições profundas”.
O termo Zelota deriva do aramaico e significa "imitador", "admirador zeloso" ou "seguidor”. A palavra refere-se ao movimento político judaico doséculo Ique procurava incitar o povo da Judeia a rebelar-se contra o Império Romano e expulsá-lo pela força das armas, o que conduziu à primeira guerra judaico-romana. Eram os nacionalistas radicais que consideravam dever de todo judeu combater a ocupação romana.
Sobre o autor
Reza Aslan é especialista em temas religiosos, formado em Harvard e na Universidade da Califórnia. Estudou o Novo Testamento, o grego bíblico, História, Sociologia e Teologia das Religiões. Publicou três livros. O primeiro, "No god but God”, foi traduzido para 13 línguas e é considerado um dos 100 livros mais importantes dos anos 2000. Nascido no Irã, ele vive entre Nova York e Los Angeles. 
Ficha técnica
Título: Zelota – A vida e época de Jesus de Nazaré
Autor: Reza Aslan
Tradutora: Marlene Suano
Editora: Zahar
Edição: 1ª
Ano: 2013
Páginas: 308
Preço: R$ 39,90
ISBN: 8537811521
Disponível em: Livraria Cultura e Livraria Saraiva

No comments: