Saturday 23 August 2014

Documentário relembra a atuação de Fidel Castro em causas ambientais

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=82014


Documentário relembra a atuação de Fidel Castro em causas ambientais

Adital
O documentário "Fidel: Caudal de Río” destaca o pensamento ambiental e a atuação do líder cubano Fidel Castro na luta para preservar o meio ambiente. O filme foi lançado no último dia 13 de agosto em vários países latino-americanos e faz parte das atividades em comemoração aos 88 anos de vida do ex-presidente de Cuba.
O documentário relembra sua atuação em encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável e destaca uma das citações mais contundentes do comandante Fidel Castro à época da Cúpula Rio 92, realizada no Rio de Janeiro, em 1992: "Uma importante espécie biológica está em risco de desaparecer pelo rápido e progressivo acabamento das suas condições naturais de vida: o homem”.
Para Castro, a destruição da natureza é fruto do sistema capitalista; ele critica os hábitos de consumo e afirma que, para que o mundo saia da autodestruição, é necessário redistribuir as riquezas e as tecnologias, para que todos tenham condições iguais de se desenvolverem e lutarem contra a degradação ambiental.
O filme traz ainda o apresentador Randy Alonso Falcón em debate com Osvaldo Martinez Martinez, diretor do Centro de Estudo da Economia Mundial, sobre as contribuições ambientais que Fidel Castro deixou para o mundo, ao demonstrar, em diversas situações, suas reflexões sobre as causas da degradação ambiental que o mundo vive.
Muitas falas do comandante reforçam que o neoliberalismo é responsável pela condenação do meio ambiente e que as consequências vão além da degradação ambiental, trazem também pobreza e desigualdade social.
As críticas do líder revolucionário mostram como os hábitos de consumo desenfreados são responsáveis pela destruição da natureza. A obra, além de destacar a figura marcante do líder político, traz ainda à tona reflexões sobre nossos hábitos e como estamos ligados a modelos políticos que nos levam a contribuir com a degradação ambiental.
Para relembrar o discurso de Fidel Castro na Cúpula RIO 92 acesse:
b

Para assistir ao documentário acesse:



Ficha técnica
Título: Fidel Castro: Caudal de Río
Duração: 1 h 28 min
Produção: Mundo Latino

No comments: