Monday 21 October 2013

As cidades sustentáveis vistas do espaço

o eco
http://www.oeco.org.br/geonoticias/27691-as-cidades-sustentaveis-vistas-do-espaco?utm_source=newsletter_72&utm_medium=email&utm_campaign=leia-em-o-eco

Jornalismo feito com imagens de satélite e ferramentas geoweb

As cidades sustentáveis vistas do espaço
Paulo André Vieira - 20/10/13

O termo ecocidade surgiu em 1987 no livro "Ecocity Berkeley: Building cities for a healthy future" de Richard Register, um dos maiores nomes no campo do desenvimento e planejamento de cidades sustentáveis. Segundo Register não existe hoje nenhuma área urbanizada que possa ser considerada esta utópica ecocidade, uma cidade ecologicamente saudável, mas fragmentos dela podem ser encontrados em diversas cidades modernas.
Esses fragmentos são as iniciativas de energias alternativas, reciclagem, recuperação de áreas verdes, soluções de mobilidade urbana. Há um certo consenso entre os especialistas que uma cidade sustentável deve atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazer as suas próprias necessidades.
Algumas cidades caminham nesta direção e frequentam periodicamente as listas das mais sustentáveis do planeta. Mas que cara tem uma cidade sustentável vista do alto? Essas "cidades verdes" nem sempre são as que possuem mais árvores ou parques, mas decididamente seguem em no caminho de ajudar seus milhões de habitantes a viver uma vida mais verde. Veja abaixo imagens de satélite de algumas dessas cidades que se esforçam para ser mais sustentáveis.
Reykjavik, Islândia
Acostumada a estar sempre no topo das listas das cidades mais sustentáveis, Reykjavik é 100% abastecida por energia limpa e de baixo custo.

Portland, Estados Unidos
Foi a primeira cidade dos Estados Unidos a aprovar um plano para reduzir as emissões de dióxido de carbono e tem promovido sistematicamente a construção de prédios verdes.

Curitiba, Brasil
Representante brasileira nas listas de cidades sustentáveis, seu sistema de transporte público é sempre citado como referência ao redor do mundo.

Malmö, Suécia
Conhecida por seus extensos parques e espaços verdes, Malmö também recicla mais de 70% do lixo coletado.

Vancouver, Canadá
A área metropolitana de Vancouver possui 200 parques, e desenvolveu um plano de 100 anos para se tornar a mais sustentável do mundo.

Copenhague, Dinamarca
Possui uma das maiores concentrações de ciclistas em um ambiente urbano, reduzindo a poluição do ar e tráfego pesado.

Londres, Inglaterra
A cidade planeja reduzir as emissões de CO2 em 60% nas próximas décadas, e oferecer incentivos aos moradores que melhorem a eficiência energética de suas casas.

São Francisco, Estados Unidos
Foi a primeira cidade dos EUA a banir o uso de sacolinhas plásticas e brinquedos infantis fabricados com produtos químicos questionáveis.

No comments: