Saturday 14 September 2013

Relatório aponta aumento no clima brasileiro e alerta para ações urgentes

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?boletim=1&lang=PT&cod=77567

Relatório aponta aumento no clima brasileiro e alerta para ações urgentes

Adital
Foto: Divulgação/ Divulgación Na última segunda-feira (9), o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) apresentou os resultados do seu primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1), durante a Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais (Conclima), que acontece até sexta-feira (13) em São Paulo (SP), revelando uma projeção de aumento da temperatura no Brasil até 2100, além de maior intensidade nos períodos de seca e chuva em diferentes regiões do país.
Segundo o estudo, a temperatura média em todas as regiões do Brasil deve aumentar entre 1ºC até 6ºC. Também rios da região Norte e Nordeste devem ter uma redução em sua vazão entre 20 e 30%, o que impactará na geração de energia elétrica. Com esta previsão, a perspectiva é de crise energética, além de impactos na agricultura causados por secas e geadas, causando um prejuízo de aproximadamente R$7 bilhões até 2020.
Devido ao tamanho do país e de sua diversidade de regiões e temperaturas, o relatório alerta para a necessidade de o governo desenvolver ações de adaptação e mitigação e de políticas agrícolas, de geração de energia e de abastecimento hídrico para essas regiões. A emissão de gases e o desmatamento são pontos críticos que devem ser cuidados pelo governo para prevenir eventos naturais extremos e não deixar agravar a situação climática.
De acordo com o engenheiro agrícola Eduardo Assad, é urgente avançar em questões estruturantes para equilibrar o clima e o impacto das mudanças. O aproveitamento do potencial solar para a produção de energia elétrica, por exemplo, é uma das saídas para atender à demanda energética com menor impacto socioambiental, segundo o Greenpeace.
O relatório foi baseado na análise de estudos científicos sobre mudanças climáticas global e regional publicados entre 2007 e 2013, feita por 345 pesquisadores integrantes do PBMC. Acesse o relatório na íntegra, aqui.
Acompanhe o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas pelo Facebook e para mais informações:http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/pt/

No comments: