Semin Temáticos

  

MINI-CURSO 8h.


Educação Ambiental (EA), em especial no Brasil e América Latina, revestiu-se de um debate politizado, nos diálogos intrínsecos da cultura e natureza, provavelmente com início na década de 60, com os movimentos da contracultura.

Em 2005, a UNESCO lançou um vasto programa mundial intitulado “Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)”, que finalizou em 2014 com poucas alterações significativas.

Depois teve um curto 5 anos de preparo, para que em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovasse uma nova década da EDS, para os anos de 2020-2030.

Como poucas pessoas acompanharam este movimento, estamos propondo um debate sobre o assunto no dia 31 de maio de 2021 (2ª. Feira), as 15h de Cuiabá e 16h do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCzZlc8bs2lavQh0o8Wjiecw


ENTRE TRAMAS, CÍRCULOS E RETAS:
Educação AMBIENTAL e
Educação para o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


5 textos são oferecidos para melhor compreensão sobre as aproximações e distanciamentos destas duas “educações”:

Texto 1
JICKLING, Bob. Why I Don't Want My Children to Be Educated for Sustainable Development. Journal of Environmental Education, v 23, n 4, p. 5-8, July 1992.
[download]

Texto 2
MEIRA, Pablo; SATO, Michèle. Só os peixes mortos não conseguem nadar contra a correnteza. Revista de Educação Pública, v.14, n.25, 17-31p., 2005.
[download]

Texto 3
SAUVÉ, Lucie; BRUNELLE, Rennée; BERRYMAN, Tom. Educar para el debate - Políticas nacionales y educación ambiental. Trayectorias, año VIII, n. 20-21, p. 74-88, 2006.
[download]

Texto 4
UNESCO. Shaping the Future we want: UN Decade of Education for Sustainable Development (2005-2014). Paris: UNESCO, 2014.
[download]

Texto 5
UNESCO. Education for Sustainable Development in the framework of the 2030 Agenda for Sustainable Development. Paris: Unesco, Resolution adopted by the General Assembly A/RES/74/223, 19/12/2019. 
[download]

Lembrando que um evento sobre esta orientação da década 2020-30 está plenamente sendo realizada (início em 17/05/2021) com simultaneidade pelo Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=06FzinLxEo0

Aos participantes, ofereceremos *certificação de 8 horas* – 4 horas de live e 4 horas de leitura dos textos.
Inscrições (aceitas somente no dia):
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKSr-OQr41xSh8yFnTs1F5Tqn3oVyNoVMkNi6oWnrkSro3Kg/viewform

Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA – UFMT

Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur – UNIRIO


31/05/2021 – 15h (Cuiabá) | 16h (Rio de Janeiro)

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SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

8, 9 e 10 de agosto de 2018

Sala: auditório 67 -- IE - UFMT
08/08/2018 (4ªf. 14 – 18 h.):
Prof. Dr. Celso Sanchez
Decolonialidade na América Latina e a educação ambiental

09/08/2018 (5ªf. 14 – 18 h.): Professorxs Ronaldo Senra e Débora Pedrotti
Decolonialidade do campo e educação científica nas mudanças climáticas

10/08/2018 (6ªf. 8 – 18 h.): Professorxs Celso Sanchez, Giseli Dalla-Nora e Michèle Sato
Decolonialidade, mudanças e migrações climáticas

BIBLIOGRAFIA:
[download] TODOS os textos e ementa do seminário
ALMEIDA, J.; MIGLIEVICH-RIBEIRO, A. M.; GOMES, Heloísa T. (Org.). Crítica pós-colonial: panorama de leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: Faperj/7Letras, 2013.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010.

FOUCAULT, Michel. Microfísica del poder. Madrid: La Piqueta, 1992.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência. São Paulo: Ed. 34; Rio de Janeiro: Ucam-Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.

HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009. (Coleção Humanitas)

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

SAID, Edward. Orientalismo. O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa & MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: UFMG, 2010.

 
ABRIL 2016


PROGRAMA
05/abril (3ªf.)
8 h. MESA 1
Michèle Sato, UFMT
Irineu Tamaio, UnB
Rachel Trajber, Cemaden

14 h. MESA 2
Marcos Sorrentino, Esalq
Heitor Medeiros, UCDB
Ramiro Camacho, UERN

06/abril (4ªf)
8 h. Defesa de mestrado
Educação do campo e experiências em ecotécnicas contra a mudança do clima
Edilaine Mendes e Regina Silva, UFMT

14 h. MESA 3
Giseli Dala-Nora, UFMT
Rosana Manfrinate, UFMT
Inácio Werner, CBFJ e Formad

Fórum final
Sistematização e encaminhamentos
Michèle Sato, Michelle Jaber, Regina Silva & Ronaldo Senra
agosto de 2015

Diálogos e vivências na Educação Ambiental: outras epistemologias



março de 2015
Educação do Campo e Educação Ambienta







setembro de 2014



julho de 2014

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