pedagogia


Apollo 8 - NASA  [photo by Bill Anders, 1968]
"A Terra é Azul" [Yuri Gagarin, 1961]

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS I --  2023

Pedagogia (3º anos Matutino e Vespertino) 
Professora: Michèle Sato
Estágio docente: Lidiane Becher
Assistência: Tatiani Nardi

Mimi

Lidi

Tati



CIÊNCIAS NATURAIS


Michèle Sato

michelesato@ufmt.br

https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html 


Hundertwasser: crianças e ambiente


 

As folhas das árvores

servem para nos ensinar

a cair sem alardes

 

~ Manoel de Barros

 

 

1.    COMPONENTE CURRICULAR

[Hundertwasser: face do trabalho]

 

DISCIPLINA: Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais I [10630719]

PERÍODO DA DISCIPLINA:

MATUTINO – 10/02 – 06/06

VESPERTINO – 21/03 – 06/06


DURAÇÃO TOTAL DA DISCIPLINA: 1 semestre (18 dias em 4 horas

CARGA HORÁRIA TOTAL DA DISCIPLINA: 75 horas, que serão integralizadas presencialmente no campus de Cuiabá.

NORMAS: Esta disciplina atende a Diretrizes 4517538, para retomada de atividades na UFMT após suspensão de atividades no contexto da pandemia (5ª edição - revisada e atualizada)

 

 

 

2.    EMENTA

[Hundertwasser: árvores]

A civilização em crise “líquida” (BAUMAN, 2001) exige que a universidade seja responsável em denunciar os múltiplos desastres socioambientais, mas com forças do anúncio de conceitos, consciência, enfrentamentos e atos pedagógicos que ainda consigam alimentar as esperanças. No contexto da disciplina, os argumentos científicos fazem-se essenciais, para conjugar política científica com educacional, mantendo a universidade como uma das possibilidades em enfrentar a crise que ameaça nossas existências dignas. Assim, a disciplina tem a emergência climática como substrato epistemológico das ciências naturais, nas abordagens da GEOSFERA e os desafios do Antropoceno; da consideração da BIOSFERA e os essenciais sistemas de vida que somos elo intrínseco, sem hierarquia de espécie; a finalmente da TECNOSFERA, com os desafios da singularidade robótica, inteligência artificial, programas genéticos e a perda da humanidade. A disciplina se secciona em:  i) educação científica; ii) água; iii) terra; iv) fogo; e v) ar. Por intermédio destas divisões, intrinsecamente conectadas, construiremos as abordagens pedagógicas sobre as tramas conjugadas nos tecidos da Biologia, Química, Física e Geologia.


 

 

 

3.    OBJETIVO GERAL

[Hundertwasser: o direito de sonhar]

Promover a formação dos estudantes nos 3 eixos centrais das ciências: a) EPISTEMOLOGIA - uma dimensão conceitual das ciências naturais; b) PRAXIOLOGIA - os métodos de investigação, descobertas e invenções na vivência da aprendizagem; c) AXIOLÓGICA - a dimensão reconstrutiva dos conceitos, valores, política e ética que estabelece a não-neutralidade das ciências. E os diálogos intrínsecos das 3 dimensões na aprendizagem de ciências naturais na educação básica.

 

3.1. Objetivos Específicos

Unidade I – EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: Compreender a história, movimentos e compromissos do ensino e aprendizagem científica e a importância da formação humana à compreensão dos fenômenos naturais conectados à sociedade.

Unidade II - ÁGUA: os contextos civilizatórios de um elemento que transcende o espectro mercadológico dos “recursos hídricos”, na consideração da ÁGUA com propriedades físicas, em suas transformações químicas, seu lugar na constituição geológica e a constituição da vida. Além disso, as disputas políticas, o degelo, os “tsunami” e aspecto cultural do sagrado da água.

Unidade III – TERRA: a formação da Terra, a rica diversidade da vida selvagem e o surgimento do Homo sapiens. Os problemas de uso da terra com acirradas disputas dos territórios. Os desastres como terremoto, deslizamento de massas secas e a nova era geológica do Antropoceno, com as críticas do Capitaloceno.

Unidade IV – FOGO: O sol no sistema solar, os vulcões e as atividades como queimadas que não são somente fenômenos naturais, mas estão acirrados pela dimensão econômico-política do aquecimento global, da crise climática e associados ao biopoder das engenharias genéticas, cibernética, inteligência artificial, mas também das fake-news, roubos, inseguranças, temores e depressão.

Unidade V – AR: Vivendo a ameaça de várias pandemias, a libertação dos patógenos principalmente pela atividade da pecuária (agronegócio) é um dos agentes que mais favorece a disseminação de doenças. O conhecimento sobre o colapso climático fomentando pelos lobbies e atividades do lucro, requer que os professores e comunidade escolar conheçam as descobertas científicas para combate a necropolítica que diziam milhões de vidas.

 

4. UNIDADES DE APRENDIZAGEM

Unidade

Nome da Unidade

Início

Término

Carga Horária

Duração

Dias

Peso Atribuído

I

Educação científica

fevereiro

fevereiro

15

15

2

II

Água

março

março

15

15

2

III

Terra

março

abril

15

15

2

IV

Fogo

abril

abril

15

15

2

V

Ar

maio

maio

15

15

2

 

5. REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA DISCIPLINA

Estar cursando a graduação em Pedagogia, ter acesso digital e condições básicas para acompanhar os estudos.

 

 

 

 6. DINÂMICA DE APRENDIZAGEM

[Hundertwasser: espiral Valley]

 

 Oi estudantes de PEDAGOGIA!

Sou Michèle Sato, professora responsável pela disciplina de Ensino de Ciências Naturais, mas tenho mais tempo de pesquisa no campo da educação ambiental. Tenho estagiárias que acompanham as aulas, esclarecem as dúvidas, promovem a troca de informação e dialogam na construção de saberes. Somos integrantes do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) e temos diversas vivências, produções científicas e projetos.

Nosso foco maior está no colapso climático, pois acreditamos promove os diálogos entre a constituição da terra (Geologia), a matéria do átomo ao universo (Física), as transformações e reações que dinamizam a Terra (Química), além da consideração de vidas essenciais que se conectam e são elos inseparáveis na dinâmica da vida.

Que nossos diálogos sejam fecundos!

 


 

 7. TÁTICAS DE ENSINO

[Hundertwasser: os olhgos de Machu Pichu]

 

A disciplina será ofertada presencialmente, com alguns momentos remotos de reflexões e preparos às atividades de avaliação. Contaremos com o uso de:

1.   Plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT;

2.  Blog do GPEA [https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html], que junto com o AVA, terá todos os textos, cronograma, programa, links e informações necessárias (a vantagem é que não precisa entrar com senha no portal da UFMT, muito concorrido no período das aulas);

3.  Para facilitar os diálogos, criaremos um grupo no “Whatsapp”, que possui rapidez na comunicação, além das informações e debates coletivos;

4.  Alguns avisos breves poderão ser enviados pelo correio eletrônico ou no mural AVA;

5.  Algumas atividades individuais e coletivas de avaliação serão solicitadas em: a) estudos de campo (individual); b) aula em laboratório (individual); e um trabalho grupal que se divide entre texto e apresentação.

No blog do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) [], existem várias informações, livros, cadernos pedagógicos, dicas de leitura, vídeos ou diferentes meios de aprendizagens em ciências, de forma geral. Consulte o blog do Grupo Pesquisador, Comunicação e Arte (GPEA) da UFMT:

https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html

https://gpeaufmt.blogspot.com/p/materiais-e-apoio-pedagogico.html





9. MEIOS DE COMUNICAÇÃO

[Hundertwasser: conexões]

Para a comunicação, serão utilizadas as ferramentas:

- AVA (ambiente virtual de aprendizagem) da UFMT

- Blog - https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html

- Email

- Whatsapp

 

 

 

10. AVALIAÇÃO

[Hundertwasser: fim das águas]

 

A avaliação se orienta pela Resolução CONSEPE 63/2018, subdividida nos tópicos do conteúdo programático da disciplina. O (a) estudante deverá postar as atividades, por meio da plataforma institucional AVA, até o último dia da disciplina.

 

Resumidamente, são 3 atividades:

Atividade 1 (2 pontos): Relatório individual dos estudos de campo;

Atividade 2 (2 pontos): Relatório individual da aula prática em laboratório;

Atividade 3 (3.1 e 3.2) (6 pontos): Pesquisa em grupo sobre os fenômenos climáticos, com entrega de 2 atividades:

3.1. um documento textual (3 pontos); e
3.2. uma apresentação de livre criação (3 pontos).

 

 

Atividade 1 (2 pontos) – Relatório individual de campo

Entregar, por escrito, um relatório sobre os estudos realizados em campo. O local ainda será decidido, entre Horto Florestal, Museu Dom Aquino ou algum parque público. Considerar alguns dos itens abaixo, descrevendo livremente ou poeticamente (apenas 1 página digital – em word ou PDF: fonte 12, espaço 1 ½ qualquer fonte. Se inserir imagens (fotos, pinturas ou desenhos) pode ser em 2 páginas para expressar esta vivência de aclimatização:

a)    5 sentidos: audição, visão, olfato, tato e paladar.

b)    Observação, associação, detalhamento;

c)     Aclimatização do lugar

d)    Memória, narrativa, “silêncios”

e)    Registro, sentidos e aprendizagens

Roteiro de aula de campo


REFERÊNCIA

MENDONÇA, Rita. Atividades em áreas naturais. São Paulo: Instituto Ecofuturo, 2015. [https://sinapse.gife.org.br/download/atividades-em-areas-naturais]

 SATO, Michèle. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 1994.


Atividade 2 (2 pontos) – Relatório individual da aula no laboratório

A aula no laboratório terá ajuda da técnica. a primeira vivência será observação de células in vitro e in natura. A segunda experimentação será a verificação de sedimentação geológica por meio de colunas.

O relatório da aula prática deverá ser entregue em apenas 1 página digital – em word ou PDF: fonte 12, espaço 1 ½ qualquer fonte. Se inserir imagens (fotos, pinturas ou desenhos) pode ser em 2 páginas. 




https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/tecido-epitelial-de-revestimento-2/


Atividade 3 (6 pontos) – MOSTRA CIENTÍFICO-ARTÍSTICA (em grupo)

A sala deverá ser dividida em 4 grupos e cada qual irá pesquisar temáticas diferenciadas dos desastres climáticos com as respectivas propostas pedagógicas à educação básica (não importa ciclo, pode ser escolha livre para indicar a idade ou ciclo). Cada grupo deverá escrever um texto (água, terra, fogo e ar) e posteriormente apresentá-lo oralmente. O roteiro sugerido ao texto segue abaixo, bem como a dinâmica de apresentação.

* https://www.babysits.com.br/materiais-da-comunidade/2569/experimentos-para-crian%C3%A7as-sobre-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas/

* https://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1406

*http://www.dca.iag.usp.br/material/ritaynoue/GURI/Anselmo/resumo%20meteor%20ensino%20ci%EAncias%20rita%2020160811.pdf

* https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/experimentos-cientificos-para-fazer-em-casa-com-as-criancas/

* https://br.pinterest.com/pin/505951339387756791/

 

GRUPO 1: ÁGUA

Enchente

Tsunami

Economia doméstica da água

* https://www.soescola.com/2017/11/experimentos-com-agua-para-fazer-com-criancas.html

 

GRUPO 2: TERRA

Terremoto

Perda da biodiversidade

Agroecologia

* https://site.eel.usp.br/eventos/terra-e-redonda-clube-de-ciencias-da-usp-experimento-erastostenes

 

GRUPO 3: FOGO

Queimada

Aquecimento global

Energia sustentável

* https://youtu.be/2teGK3_SfZ4

 

GRUPO 4: AR

Furacão (ciclone ou tufão)

Ventania e tornados

Boa respiração

* https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/09/Trab-13-Projeto-O-ar-existe_Final.pdf

 


Atividade 3.1. TEXTO escrito (3 pontos)

1.1. definição dos fenômenos: as causas e as consequências. Algumas alternativas de enfrentamento e exemplos pelo Brasil.

1.2. oferecer exemplos de experimentos, práticas pedagógicas, atividades dinâmicas, games, aplicativos – NÃO apresentar atividades que envolvam o isopor e EVA (muito danosos ao ambiente).

1.3. Onde pesquisar em Cuiabá sobre o assunto? (características gerais do local, telefone e endereço)

 

ROTEIRO AO TEXTO

p. 1 - CAPA

Título do trabalho

turno

Nomes completos dos participantes.

p. 2 – contexto geral sobre a crise climática

p. 3 e 4 - contexto específico de cada grupo (água, terra, fogo ou ar) 

p. 5 e 6 – escolher uma prática pedagógica sobre o assunto e apresentar uma descrição da atividade prática: quais materiais são necessários, quais foram os procedimentos, cuidados a serem tomados, detalhes, imagens, etc. 

p. 7 - Onde pesquisar o assunto em Cuiabá e como realizar uma visita em grupo. Apresentar algumas características gerais do local, serviços de atendimento, telefone, endereço e site. 

p. 8 - referências, conforme as regras da ABNT.


 Atividade 3.2. APRESENTAÇÃO (3 pontos)

IMPORTANTE: o nível da plateia é do 3º ano da pedagogia

Cada grupo deverá apresentar o trabalho com livre criatividade numa feira de ciência a ser realizada nas mediações do IE – cantina, corredor, sala de aula, ou uma alternativa a ser escolhida, organizada e bem-preparada pelos estudantes. A apresentação é livre, mas lembre-se que poderá ter plateia e deve ter duração de 15-20 minutos. Vamos convidar os colegas, professores e demais estudantes para este dia!

* podcast – como se fosse noticiário

* vídeo ou aplicativos

* games, jogos ou brincadeiras

* livro pedagógico (científico, artístico ou ambos)

* teatro, dramatização ou RPG (Role Play Game)

* exposição de fotos, cartazes, pôsteres etc.

* composição musical, dança ou afins

* pintura, desenho ou linguagem artística

 



 Você é um convidado da NATUREZA.

Respeite-a! 

~ Hundertwasser

 11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[Hundertwasser: olhos]

 

MENDONÇA, Rita. Atividades em áreas naturais. São Paulo: Instituto Ecofuturo, 2015. [https://sinapse.gife.org.br/download/atividades-em-areas-naturais]
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SATO, Michèle; SANTOS, Déborah; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: simulacro da vida? Cuiabá: GPEA-UFMT & Rio de Janeiro: GEASur-UNIRIO, 2020.
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SATO, Michèle; DALLA-NORA, Giseli (Orgs) Turbilhão de ventanias e farrapos, entre brisas e esperançares. Cuiabá: GFK Comunicação & Ed. Sustentável, 2021.
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VILELA, Mariana; SELLES, Sandra. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, dez. 2020. Acesso em 02/02/2021 [DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1722].
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ZANON, Sibélia. Educando na natureza. coordenação Michele Martins; ilustração Paloma de Farias Portela]. – 1. ed. – São Paulo: Ecofuturo, 2018. [http://www.ecofuturo.org.br/wpcontent/uploads/2018/07/Educando-na-Natureza.pdf].
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 
BRITO, Liliane; FIREMAN, Elton. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental
<https://www.researchgate.net/publication/303187375_ensino_de_ciencias_por_investigacao_uma_estrategia_pedagogica_para_promocao_da_alfabetizacao_cientifica_nos_primeiros_anos_do_ensino_fundamental>

MACHADO, Cláudia (Org.). Ensino de Ciências: práticas e exercícios para sala de aula. Caxias do Sul: Educs, 2017.

SATO, Michèle et al. Os condenados da pandemia. Cuiabá: GPEA, UFMT & Ed. Sustentável, 2020.
https://editorasustentavel.com.br/os-condenados-da-pandemia/
[download]

Emergência Climática: das Bases Físicas aos Impactos Socioambientais
Alexandre Costa, UECE - Aula 01, 02 e 03 - Minicurso
O que você faria se soubesse o que eu sei?
https://youtu.be/nNV6wrxbeKg


OUTRAS FONTES
NASA - National Aeronautics and Space Administration
https://www.youtube.com/c/NASA

Museu aberto de astronomia
https://museuabertodeastronomia.com.br/

Museus de ciências – BR
https://super.abril.com.br/cultura/5-museus-de-ciencia-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer/

Museu de Ciências – UNICAMP
https://www.mc.unicamp.br/

Science Education
https://onlinelibrary.wiley.com/journal/1098237x

Centro de Divulgação Científica e Cultural, CDCC-USP
https://cdcc.usp.br/acervo/

Instituto Butantan – SP
https://butantan.gov.br/

Fundação Oswaldo Cruz – RJ
https://portal.fiocruz.br/

Grupo Pesquisador em educação ambiental, comunicação e arte, UFMT
https://gpeaufmt.blogspot.com

Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, UFJF
https://www2.ufjf.br/noticias/2021/12/13/grupo-de-estudo-ambiental-lanca-livro-sobre-agroecologia-escolar/

Nova Escola – Ciências
https://novaescola.org.br/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias

Origem da vida
NERDOLOGIA ENSINA 01 - Átila Iamarino
https://youtu.be/ugAuIP23IPQ

The human era – A ERA DO HUMANO: ANTROPOCENO
KURZGESAGT [leia: karguezath]
https://youtu.be/CWu29PRCUvQ

Uma explosão de energia
NERDOLOGIA ENSINA 02 - Átila Iamarino
https://youtu.be/dng9KJr41JY

Genetic engineering – engenharia genética
KURZGESAGT
https://youtu.be/jAhjPd4uNFY

Por que a água é uma das coisas mais preciosas do Universo
BBC Brasil
https://youtu.be/AXRil-qaAw4

Covid-19 (vídeo feito em 2020, na pandemia, os números alteram rapidamente)
NERDOLOGIA - Átila Iamarino
https://www.youtube.com/watch?v=e-JaQOeFxtI

Mulheres cientistas da história
NERDOLOGIA -- Filipe Figueiredo
https://youtu.be/WWvIQJg4SCM

Jogos digitais
TV Escola -- Danilo Sande e Deise Vilas Boas
https://youtu.be/FOehtgy5quk

28 ideias incríveis --Ideias incríveis
https://youtu.be/f25UtYl9AG4

canal de aprendizagem científica para crianças
https://www.youtube.com/@SmileandLearnPortugues


 

 

12. MENSAGEM DE ENCERRAMENTO AO ESTUDANTE

[Hundertwasser: espiral caracol]

 

Caras, caros e demais

O mundo está vivendo uma plena crise, com ameaças não apenas da VIDA, mas de todo planeta Terra. Período conturbado, com enormes prejuízos da natureza que afetam diretamente nossas existências. A pandemia foi outro problema seríssimo que dizimou inúmeras vidas, trazendo uma sensação de “necropolítica” – uma sociedade da morte! Muitas vezes estremecemos, choramos e lamentamos por todas as maldades que testemunhamos também na vida societária, com roubos, feminicídios, violências, racismo, LGBTfobia, agressões, fake-news, negacionismo e mazelas contra a vida.

Contudo, é tarefa do educador enfrentar estas tristezas tornando a paixão pela educação transbordante de esperanças! Esperamos que a disciplina tenha movimentado a curiosidade, na boa brisa que assopra as folhas de uma “mangueira”, com imensa vontade de contribuir para “um outro mundo possível”.


 

 

15. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

[Hundertwasser: caracol]

 

CURSO DE PEDAGOGIA
Instituto de Educação, UFMT
Docente: Michèle Sato
michelesato@ufmt.br 

Estágio docente: Lidiane Becker 
Doutoranda PPGE
lidiane.gil@gmail.com 

Assistente: Tatiani Nardi 
Mestre em Educação
tatianicnardi@gmail.com 

Cuiabá: fevereiro de 2023.

.-.-.-.-.-.-.
CALENDÁRIO MATUTINO
(8h.): 18 dias – 75 horas
calendário matutino

-.-.-.-.-
CALENDÁRIO VESPERTINO
(14h.): 18 dias – 75 horas
calendário vespertino
Hundertwasser: labirinto

Museu de História Natural Dom Aquino














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