Wednesday 25 September 2013

Lab lança guia de geojornalismo

((o))eco 
http://www.oeco.org.br/noticias/27613-o-eco-lab-lanca-guia-de-geojornalismo?utm_source=newsletter_50&utm_medium=email&utm_campaign=leia-em-o-eco

Lab lança guia de geojornalismo
Gustavo Faleiros* - 24/09/13

RioImagem por satélite do rio Amazonas via Wikimedia Commons
Jornalistas que desejam melhorar suas técnicas de coletas de dados para melhor cobrir o meio ambiente têm um novo recurso. O Guia de Geojornalismo é um manual online gratuito de tecnologias de mapeamento e visualização. Explica dados ambientais, tais como imagens de satélite, e até mesmo mostra como construir seu próprio balão para fazer fotos aéreas.
Para criar o guia, que faz parte da minha bolsa do ICFJ Knight International Journalism Fellowship, reunimos uma equipe de jornalistas e técnicos experientes em áreas de mapeamento e reportagens ambientais para compartilhar seus conhecimentos. O guia foi criado em parceria com o ICFJ, Flag It Project e a Earth Journalism Network da Internews. O kit de ferramentas online também faz parte do portfólio do Laboratório de Inovação em Jornalismo Ambiental (Ecolab), uma equipe multidisciplinar que trabalha para criar aplicativos úteis para a cobertura ambiental.
No lançamento, o Guia de Geojornalismo oferece 11 cursos, com diferentes níveis de dificuldade. O manual orienta o jornalista em todo o processo de criação de histórias ambientais com dados desde a obtenção das informações necessárias até a edição de uma reportagem. O conteúdo inclui temas como dados, alimentação coletiva de informações (crowdsourcing), mapas, design e visualização. Durante os próximos dois meses, esperamos adicionar vídeos tutoriais e tópicos adicionais. Até agora, o guia está disponível em inglês e português, mas esperamos torná-lo disponível em outros idiomas também.
Por que Geojornalismo?
Cerca de seis anos atrás, quando era repórter que cobria política ambiental, fiquei intrigado com a relação entre o ritmo de desenvolvimento em países emergentes como o Brasil e a China e as atitudes desses países em relação aos seus territórios nacionais.
Promover o bem social e econômico muitas vezes desencadeia mudanças em grande escala para regiões inteiras, devido a intervenções como o desvio de rios, construção de estradas e o incentivo de assentamentos.
Isso também foi um momento em que a atenção mundial para a questão das mudanças climáticas atingiu um pico. Jornalistas ambientais olhavam não apenas para o nosso próprio meio ambiente, mas também para nossa atmosfera global, e como as mudanças na floresta amazônica ou no Ártico podem mudar o clima no resto do mundo.
Observar essas mudanças em grande escala tem sido tradicionalmente um trabalho da geografia. Mas hoje, a Internet e as ferramentas digitais associadas estão capacitando muitos outros, incluindo jornalistas. Um número crescente de jornalistas, redações e empresas está usando o mapeamento digital ou acessando imagens de satélite que mostram fenômenos naturais.
O geojornalismo pode ser considerado um ramo do jornalismo de dados. Esse ramo se concentra mais sobre os dados gerados por sensores e satélites.
O geojornalismo também pode ser uma maneira de abordar um tema aplicando métodos geográficos como uma forma eficaz de colocar questões de grande escala em contexto.
Trata-se de um meio poderoso e inovador para contar histórias ambientais.
Confira o Guia de Geojornalismo aqui. Por favor, conte nos comentários se você usar os tutoriais e ferramentas em sua reportagm.
*Gustavo Faleiros é jornalista ambiental e treinador de mídia especializado em jornalismo de dados. Ele é bolsista do Knight International Journalism Fellowship com base no Brasil. Siga-o no Twitter.
*O conteúdo de inovação de mídia global relacionado aos projetos e parceiros do Knight International Journalism Fellowships do ICFJ na IJNet é apoiado pela John S. and James L. Knight Foundation.

No comments: