Monday 3 June 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente 2013 prioriza campanha contra a perda e o desperdício de alimentos

adital
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=75644


Dia Mundial do Meio Ambiente 2013 prioriza campanha contra a perda e o desperdício de alimentos
 

Adital
Seguindo o lema "Pensar. Comer. Conservar”, o Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, está reforçando a campanha contra a perda e o desperdício de alimentos juntamente com a promoção de outras atitudes, como a organização comunitária de espaços públicos, redução do uso de sacolas plásticas, busca por novas alternativas de meios de transporte, dentre outros.
A ideia é poder sensibilizar as pessoas sobre os problemas do meio ambiente e fazer com que todos percebam a sua responsabilidade e também seu potencial em se tornar agentes pelo desenvolvimento sustentável e igualitário, além de disseminar informações sobre os impactos ambientais das escolhas que as pessoas fazem em relação à comida. Dados da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO) revelam que 1.3 bilhões de toneladas de comida é desperdiçada, ao mesmo tempo, em que 1 de cada 7 pessoas do mundo sofrem de fome e, a cada dia, mais de 20.000 crianças menores de 5 anos morrem do mesmo mal.
A campanha deste ano faz um convite para a promoção de atividades nas comunidades e o exercício do poder da decisão coletiva para reduzir o desperdício, economizar recursos, reduzir o impacto ambiental e forçar mudanças nos processos de produção dos alimentos para torná-los mais eficientes. Para isso, o site da PNUMA oferece uma página para registro de ações que beneficiem o meio ambiente, (através do endereço http://www.unep.org/portuguese/wed/activities/register/) e disponibiliza também um guia rápido de dicas ecologicamente corretas para quem gostaria de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e não sabe como, que pode ser acessado no linkhttp://www.unep.org/wed/WEDpack/.
A importância da mobilização se faz necessária no momento em que a FAO também estima que um terço da produção de comida é perdida.Logo, se a comida é desperdiçada, todos os recursos usados na sua produção também são perdidos. De acordo com a Organização, são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite, e cada hambúrguer consome 16 mil litros de água por meio de ração para o gado, provando que o desperdício de alimentos é um enorme consumidor de recursos naturais e contribuinte para impactos negativos no meio ambiente.
Por isso, medidas conscientes como a seleção de alimentos orgânicos, que não usam produtos químicos no processo de produção, e a compra de produtos fabricados localmente, que não foram importados de outras partes do mundo estão sendo promovidas, pois, contribuem para conservar o meio ambiente.
Para saber mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente acesse: www.unep.org/portuguese/wed. Mas se você tem interesse em conhecer melhor a Campanha Pensar. Comer. Conservar clique no linkwww.thinkeatsave.org.

No comments: