Wednesday 14 December 2011

Oficina em Técnicas de Artesanato em Madeira

fonte - ipam
http://ipam.org.br/revista/I-Oficina-em-Tecnicas-de-Artesanato-em-Madeira-no-Territorio-BR-163/329


I Oficina em Técnicas de Artesanato em Madeira no Território BR-163

O IPAM realizou a I Oficina em Técnicas de Artesanato em Madeira no Território da BR-163 entre 12 a 15 de dezembro, na vicinal dos Baianos, em Rurópolis, Pará. A oficina deu início às atividades de capacitação em uso de práticas produtivas sustentáveis na região de influência da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), no estado do Pará. Estas ações estão previstas no contrato firmado entre IPAM e FAO no âmbito do componente II do Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação.
A oficina pretende contribuir para o aumento da capacidade dos produtores familiares na aplicação de técnicas de produção de artesanato através do aproveitamento de madeiras de árvores caídas.  Essa é uma abordagem que possibilita a construção de uma linha própria e diferenciada de produtos de madeira na região, de maneira que são também inseridas numa estratégia própria de comercialização. Além disso, a ação é uma forma de valorizar a floresta e o uso sustentável dos recursos florestais madeireiros e não-madeireiros no território da BR-163.
O processo de capacitação é desenvolvido a partir das seguintes temáticas: i) Abordagens sobre estratégias de confecção de produtos artesanais diferenciados;  ii) Análise acerca do uso de ferramentas alternativas na produção de artesanatos em madeira; iii) Técnicas de manutenção e fiação de ferramentas artesanais; iv) Desenvolvimento de técnicas para a produção de artesanatos em madeira; v) Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através de modelos de artesanatos desenvolvidos de forma participativa.
Como estratégia de sustentabilidade da ação na região, o IPAM deixa a estrutura necessária para dar continuidade na produção de artesanatos de madeira. Assim sendo, foi viabilizada uma construção física que abrigará os artesões, equipamentos, ferramentas e as bancadas onde para a confeção dos artesanatos em madeira. Todos os equipamentos e ferramentas adquiridos para realização da capacitação foram doados à comunidade da vicinal dos Baianos para uso nos processos sequenciais a serem estabelecidos na produção de artesanatos.
Este evento tem a colaboração das Oficinas Caboclas, projeto que tem recebido apoio do IPAM na região do Tapajós (Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns e Flona Tapajós), municípios de Santarém e Belterra, estado do Pará.

Contato: Edivan Carvalho – edivan@ipam.org.br

No comments: